domingo, 10 de agosto de 2008


Como tudo começou

Os primeiros registros dos Jogos Olímpicos na Grécia antiga datam de 776 AC. Eles eram dedicados aos deuses do Olimpo e eram realizados em Olímpia, famosa por abrigar os templos de Zeus e Hera. Inicialmente, os Jogos tinham caráter religioso e combinavam vários esportes, muitos de acordo com mitos gregos da Antigüidade.

A competição ocupava um lugar importante na vida da Grécia antiga e uma ‘Olimpíada′ era o intervalo de quatro anos entre os Jogos. Os participantes eram de todos os cantos da Grécia e ansiavam pelo grande prêmio: uma coroa de folhas de louro e um retorno como heróis para suas cidades - estados. Mas fora as vitórias e conquistas, os valores olímpicos davam significado especial aos Jogos: disputa justa e um esforço para combinar de maneira equilibrada força física, determinação e disciplina mental.

Os Jogos Olímpicos foram realizados durante 12 séculos até que o imperador Theodosius decretou em 393 D.C que toda espécie de "culto pagão" teria que ser abolido.

O calendário

Inicialmente as modalidades eram disputadas ao longo de um único dia, até 684 A.C quando foram aumentados para três dias. No quinto século A.C, os Jogos foram passaram a acontecer em cinco dias do verão grego.

Os participantes

Todos os cidadão gregos livres podiam participar nos Jogos Olímpicos da Antigüidade, independente de sua classe social. Orsippos, um general da cidade de Megara; Polymnistor, um pastor de ovelhas; Diagoras, membro da família real de Rhodes; Alexandre I, filho de Amyndas e rei da Macedônia, e o filósofo Democritus foram todos participantes de Jogos Olímpicos.

As mulheres casadas não podiam participar dos Jogos Olímpicos, para competir ou assistir. No entanto, as solteiras podiam ver a competição e a sacerdotisa do deus da fertilidade Demetrius tinha um assento de honra próximo ao altar do estádio.

Treinadora oculta - O cronista da Ásia Menor, Pausanias, que relatou aventuras de viagens pela Grécia no segundo século DC, relatou a estória de Callipateira, uma viúva que se disfarçava de treinador para ver seu filho competir. A feminilidade de Callipateira foi descoberta, mas ela não foi punida em respeito por seu pai, irmãos e filho que foram todos campeões olímpicos.

Os Jogos da Antigüidade não permitiam a participação feminina, mas a cada quatro anos aconteciam os Jogos de Hera, para homenagear a deusa que era esposa de Zeus e então as mulheres tinha a oportunidade de competir.

Um comentário:

Tarcisio Torres disse...

Na medida este último post.

Aproveitando, havia um erro num link da webquest (etapa 4). Já consertei e a errata está na sala virtual.
Abraços

Tarcisio

Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
SOMOS UM GRUPO DE 5 PESSOAS DO CURSO DE MBA DE MARKETING E VENDAS DA FACULDADES ANHANGUERA DE CAMPINAS...COM O OBJETIVO DE REALIZAR UM TRABALHO DA GRADE CURRICULAR, CRIAMOS ESTE BLOG QUE IRÁ TRAZER MUITA CULTURA, DIVERSÃO E HISTÓRIA...VAMOS PASSAR UM POUQUINHO DE FATOS CURIOSOS E TRAZER INFORMAÇÕES INTERESSANTES E CURIOSAS DE COMO SURGIRAM AS COISAS DESSE NOSSO MUNDO...ONDE TUDO COMEÇOU.....BOA LEITURA!!!