segunda-feira, 4 de agosto de 2008


AS CANETAS


Apesar do mundo moderno se encaminhar para inovações e confecções de materiais cada vez mais sofisticados, buscando atender a todo tipo de necessidade ou de mimos para esta população mundial cada vez mais exigente, é factível constatar que apesar de todo este movimento, ainda nos dias de hoje existem pessoas que são mais tradicionalistas e curtem cultivar hábitos passados, bem como apreciam a compra e a manutenção de canetas e outros materiais antigos mas que ainda hoje funcionam perfeitamente.
Uma pessoa que seja verdadeiramente apaixonada pela escrita e pela leitura – ou seja, pelas letras em geral – irá possuir não só os melhores e os mais clássicos livros de todos os temas mais discutidos pela humanidade, mas também procurarão possuir todo tipo de material relacionado a esta arte. Neste caso, adquirir canetas antigas e outros materiais de escritórios se torna um investimento primordial, pois através do uso destes acessórios a pessoa poderá treinar e se deliciar com a arte de escrever como antigamente costumava ser realizado, podendo entender, desta forma, porque alguns textos levaram tanto tempo para serem finalizados, por exemplo.
Independente se a pessoa curte praticar a arte da caligrafia ou se simplesmente gosta de colecionar objetos de outras épocas, é pontual afirmar que as canetas antigas possuem uma classe e um romantismo que as que hoje em dia são fabricadas não possuem, justamente por estas serem confeccionadas com o único fim de suprir a necessidade momentânea do cliente, ao passo que aquelas são produzidas para um público mais seleto, que não as utilizará em qualquer ocasião e que escreverá colocando um pouco de si em cada palavra.






CANETA - TINTEIRO



Caneta-tinteiro é uma caneta que contém um reservatório recarregável de tinta.
Os primeiros registros históricos de seu surgimento datam do
século X, mas é provável que a caneta tinteiro tenha surgido bem antes.
Seu uso se popularizou no
século XVIII, quando as técnicas de produção avançaram e foi possível fabricar canetas não-descartáveis.
As canetas-tinteiro usam tinta à base de
água e pigmentos colorantes, entre elas a nanquim.
É usada, entre outros fins, para a prática da
caligrafia juntamente com a pena de escrever, a sua predecessora.



As canetas-tinterio usam, vários tipos de material. Esses materiais são em geral plástico e metal, nas canetas mais simples. Já as canetas de maior valor são manufaturadas em acrílicos de melhor qualidade, celulóide, assim como metais nobres como a prata e ouro.
Na antigüidade eram usados
madeira, bambu e penas de aves como caneta. No entanto, não possuiam reservatório interno de tinta.

Um comentário:

** Quarteto Digital ** disse...

Ola 5o Elemento, Sucesso p vcs!!!

Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
SOMOS UM GRUPO DE 5 PESSOAS DO CURSO DE MBA DE MARKETING E VENDAS DA FACULDADES ANHANGUERA DE CAMPINAS...COM O OBJETIVO DE REALIZAR UM TRABALHO DA GRADE CURRICULAR, CRIAMOS ESTE BLOG QUE IRÁ TRAZER MUITA CULTURA, DIVERSÃO E HISTÓRIA...VAMOS PASSAR UM POUQUINHO DE FATOS CURIOSOS E TRAZER INFORMAÇÕES INTERESSANTES E CURIOSAS DE COMO SURGIRAM AS COISAS DESSE NOSSO MUNDO...ONDE TUDO COMEÇOU.....BOA LEITURA!!!